8 de Março: Dia Internacional das Mulheres.

LUTAS, CONQUISTAS E PERDAS HISTÓRICAS

O dia 8 de março ao ser cooptado pelo comércio transformou-o numa data mística em que as mulheres são colocadas como objeto a receber presentes simplesmente por ser mulher esquecendo que sua transcendência no mundo se deve a fotos históricos marcados por lutas, resistências e participação efetiva na sociedade como um todo e não apenas no mundo privado. Desmistificar o dia 8 de março é uma necessidades histórica, assim como o “ser homem e o ser mulher”, que são construções históricas e como tal sofre transformação em sua concepção para atender aos propósitos de um período histórico ou classe social, deixando como conseqüência muita violência e transtornos sociais.

Essa data é vista como um símbolo para a emancipação dos benefícios da mulher perante a sociedade. No Brasil, por exemplo, ainda luta-se por salários iguais entre homens e mulheres que ocupam as mesmas posições.

Na presente postagem, vários textos sobre essa longa e continua história estarão em anexo para trabalhos em sala de aula e principalmente para conhecimento e desmistificação da luta feminina pela igualdade política, econômica e social.

Women’s Strike for Peace-And Equality, Women’s Strike for Equality, Fifth Avenue, New York, New York, August 26, 1970. (Photo by Eugene Gordon/The New York Historical Society/Getty Images)

Estejam cientes que os textos são fatos históricos, frutos de pesquisas sérias, com os objetivos de desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero, desenvolver o respeito pela diferença, identificar elementos teóricos que comprovam que as relações de gênero são históricas e socialmente construídas, questionar alguns mitos associados ao gênero na escola, questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres, buscar uma maior equidade nas relações de gênero, reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres e combater os estereótipos associados aos tipos de comportamento tido como masculino e feminino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: